Lula e Zelensky se encontram pela 1ª vez desde a invasão russa da Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reúnem-se na tarde desta quarta-feira (20/9) em Nova York, nos Estados Unidos. Esta é a primeira reunião presencial entre os dois líderes desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Zelensky chegou por volta das 16h15 (17h15 em Brasília) ao hotel onde Lula está hospedado, acompanhado do chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, para encontro a portas fechadas com o petista.

O mandatário brasileiro está acompanhado do chanceler Mauro Vieira, do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Os dois chefes de Estado têm divergências sobre o caminho para a solução da guerra que a Rússia impõe à Ucrânia. Em posicionamentos anteriores, Lula fez declarações que geraram incômodo em Kiev, por exemplo, ao dizer que quando “um não quer, dois não brigam”, e acusar nações ocidentais que ajudam a Ucrânia de contribuírem para prolongar o conflito.

Desde que assumiu o governo, o petista tem mantido o tradicional posicionamento brasileiro de neutralidade em meio à guerra.

Apesar de condenar a invasão da Ucrânia, Lula evita tecer críticas mais duras ao país liderado por Vladmir Putin, também negou a venda de equipamento militar para os ucranianos e não apoia as sanções econômicas contra a Rússia.

*Informações do site Metrópoles

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts