Siga nossas redes

Mundo

Turquia irá impedir passagem de navios militares entre Mediterrâneo e Mar Negro

Published

on

Turquia alertou que irá impedir a passagem de navios militares pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos, que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo.

A informação foi repassada tanto para os países que têm saída para o Mar Negro, quanto para os demais, segundo a agência de notícias Reuters.

Adversária da Rússia no plano internacional, a Turquia se aproximou da Ucrânia nos últimos anos, fornecendo equipamentos militares, como drones de ataque Bayraktar.

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, comunicou a decisão hoje, de acordo com a agência de notícias estatal turca Anadolu.

“Nós estamos seguindo o que a [convenção de] Montreaux determinada e faremos isso a partir de agora. Não houve nenhum pedido de passagem pelos estreitos até hoje”, disse ele.

Firmada em 1936, a Convenção de Montreaux, a que Cavusoglu se referiu, regulamentou a passagem internacional pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos. O acordo reconheceu o controle turco sobre a passagem e permite que o país restrinja o tráfego naval pela região durante períodos de guerra.

Segundo a Reuters, ao menos quatro navios russos estavam aguardando a decisão turca para cruzar o Mar Mediterrâneo.

*Informações do site UOL Notícias

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas