Zelensky fala que ofensiva russa na Ucrânia poderá causar crise alimentar global: “A África é refém daqueles que começaram a guerra contra o nosso Estado”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou, na segunda-feira (20/06/2022), que a crise global provocada pela ofensiva russa no país deve durar tanto quanto a “guerra colonial”. Segundo ele, o impasse nas negociações com Moscou para desbloquear os portos ucranianos no Mar Negro estão prejudicando a exportações de cereais, como trigo e milho, impactando populações sobretudo de nações africanas.

“A África é refém daqueles que começaram a guerra contra o nosso Estado”, disse Zelensky, referindo-se à intensificação da crise alimentar em partes do continente. Em 9 de junho, o chefe de Estado já havia alertado que o bloqueio dos carregamentos poderia causar uma “terrível crise mundial”, uma vez que, juntos, a Ucrânia e a Rússia respondem por quase um terço da oferta global de trigo.

Com a interrupção das exportações, além da escassez, o preço dos alimentos vêm sofrendo um aumento significativo no mercado global. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, o valor cobrado pelo trigo cresceu 56,2% em um ano, enquanto o preço referente aos óleos vegetais registrou alta de 3,5% em maio, na comparação com o mês anterior.

Mais cedo, o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou que a Rússia está cometendo um “verdadeiro crime de guerra” ao bloquear as exportações de cereais e grãos da Ucrânia, uma vez que a ação representa um perigo para a estabilidade alimentar mundial. O diplomata ressaltou que as sanções europeias impostas à Moscou não têm como alvos produtos agrícolas e fertilizantes.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts