Zelensky conversa por telefone com Bolsonaro sobre o retorno da exportação de grãos ucranianos

O presidente Jair Bolsonaro e seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversaram nesta segunda-feira (18/07/2022), pela primeira vez desde que o país no leste europeu foi invadido pela Rússia, em 24 de fevereiro. Zelensky informou no Twitter que o diálogo por telefone abordou principalmente a retomada das exportações de grãos produzidos na Ucrânia.

“Tive uma conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o informei sobre a situação no front [de batalha]. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos da Ucrânia para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia. Apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”, escreveu o presidente ucraniano.

Na semana passada, a Turquia anunciou que foi definido um acordo com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas para que sejam retomadas as exportações de grãos ucranianas pelo Mar Negro bloqueadas devido à guerra iniciada pelo país governado por Vladimir Putin. Segundo o governo turco, o termo deve ser assinado nesta semana.

Antes da conversa, Bolsonaro havia dito que daria a Zelensky uma “solução” para a guerra, mas não adiantou qual seria. O presidente ucraniano não se manifestou sobre o assunto, assim como o brasileiro, até o fechamento desta reportagem.

Bolsonaro tem defendido uma postura pragmática do Brasil sobre a guerra na Ucrânia – ao mesmo tempo em que lamenta o conflito, ele não aderiu às sanções impostas ao Ocidente à Rússia.

Ele destacou a importância de manter o comércio com Moscou, principalmente a importação de fertilizantes, e na semana passada falou de negociações para importar diesel russo.

*Informações do site Gazeta do Povo

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
12
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts