Rússia faz ataque massivo com 110 mísseis contra a Ucrânia

Todo o território da Ucrânia está sob alerta aéreo, depois de a Rússia ter lançado nesta sexta-feira (29/12/2023) uma série de ataques a várias cidades, incluindo a capital, Kiev, Kharkiv (nordeste), Lviv (oeste) e Odessa (sul). O alerta aéreo foi activado em toda a Ucrânia por volta das 7h da manhã (5h em Portugal). Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas.

Segundo disse o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Rússia lançou, aproximadamente, 110 mísseis contra a Ucrânia nesta sexta-feira (29/12), um dos maiores ataques aéreos até à data, sendo que a maioria foram abatidos.

Em Kiev, ouviram-se várias explosões e o presidente da câmara pediu à população que procurasse abrigos. Ainda assim, Vitali Klitschko garantiu que a “defesa antiaérea está a funcionar activamente”.

Três pessoas ficaram feridas num ataque a Konotop, na região de Soumy, no nordeste da Ucrânia, onde um bloco de apartamentos foi atingido, de acordo com a administração militar local. Três drones iranianos Shahed foram destruídos, acrescentou o exército.

A cidade de Kharkiv foi atingida por pelo menos dez ataques em duas vagas, causando pelo menos uma vítima mortal, garantiu o chefe da administração militar local, Oleg Synegubov. Um hospital no distrito de Kyivskyi foi danificado, disse a polícia local.

O presidente da câmara de Kharkiv, Igor Terekhov, afirmou que os ataques tinham sido efectuados por mísseis S-300 e X-22 e que tinham interrompido o fornecimento de electricidade e a circulação de transportes públicos.

Um hospital no distrito de Kyivskyi foi danificado, disse a polícia local.

Em Odessa, um edifício foi danificado por um ataque durante a madrugada, mas o incêndio resultante foi rapidamente controlado, disse o presidente da câmara, Gennady Trukhanov.

Em Lviv, uma cidade mais raramente visada por se situar no extremo oeste da Ucrânia, o autarca Andriy Sadovyi falou de “dois ataques” num total de “dez [drones] Shaheds” e referiu ainda “um incêndio numa instalação crucial”, sem dar pormenores.

*Informações do site Público

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts