Em discurso realizado na Casa Branca nesta terça-feira (22/02/2022), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote de sanções contra a Rússia. As determinações incluem o corte de financiamento de dois bancos russos e restrições a membros de famílias de elite russas.
A medida é uma reação ao movimento do presidente russo, Vladimir Putin, que na segunda-feira (21/02/2022) considerou grupos separatistas no leste da Ucrânia como independentes e determinou o envio de tropas para as regiões. Agora, a Rússia reconhece as autoproclamadas Repúblicas de Donetsk e Luhansk, comandadas por rebeldes contrários ao governo ucraniano.
O presidente americano descreveu os movimentos de Putin como “o início de uma invasão russa da Ucrânia”. “Vou começar a impor sanções em resposta, muito além das medidas que nós e nossos aliados e parceiros implementamos em 2014. E se a Rússia for mais longe com essa invasão, estamos preparados para ir além com as sanções”, afirmou durante o pronunciamento.
Na noite de segunda (21/02), logo após Putin anunciar o reconhecimento das áreas rebeldes, Biden já havia assinado uma ordem executiva que impôs uma série de sanções financeiras apenas às regiões de Donetsk e Luhansk, na Ucrânia.
Com a ordem assinada pelo presidente americano, se estabeleceu a proibição do comércio, financiamento e o investimento entre indivíduos americanos e as duas regiões separatistas do leste ucraniano. A entrada de imigrantes ou não imigrantes que tenham como destino de origem as duas áreas também foi suspensa.
*Informações do site CNN Brasil
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)