A Guarda Revolucionária do Irã disse que atacou o “quartel-general de espionagem” de Israel na região semiautônoma do Curdistão iraquiano, informou a imprensa estatal na noite desta segunda-feira (15/01/2024). A força de elite também realizou ataques ao Estado Islâmico na Síria.
“Mísseis balísticos foram usados para destruir centros de espionagem e reuniões de grupos terroristas anti-iranianos na região esta noite”, disseram os iranianos em um comunicado, citando a agência de espionagem israelense Mossad.
Além dos ataques perto da capital do Curdistão, Erbil, a Guarda afirmou ter lançado ofensiva contra os “autores de operações terroristas” no Irã, incluindo o Estado Islâmico.
Ao menos quatro civis foram mortos e seis ficaram feridos nos ataques na região, pontuou o conselho de segurança do governo do Curdistão em comunicado, descrevendo o ataque como um “crime”.
Explosões foram ouvidas em uma área a cerca de 40 quilômetros a nordeste de Erbil, em um bairro próximo ao consulado dos EUA e de residências de civis, segundo três fontes de serviços de segurança.
Nenhuma instalação dos Estados Unidos foi afetada pelos ataques com mísseis, disseram duas autoridades norte-americanas à Reuters.
O empresário curdo multimilionário Peshraw Dizayee e vários membros de sua família estavam entre os mortos. Ao menos um foguete atingiu a casa da família, destacaram fontes médicas e de segurança iraquianas.
Dizayee, que era próximo do clã governante Barzani, era dono de empresas que lideravam grandes projetos imobiliários no Curdistão.
*Informações do site CNN Brasil
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)