Ucrânia faz ataques a drones à infra-estrutura energética da Rússia

Os serviços especiais ucranianos, juntamente com os militares, orquestraram um ataque de drones em grande escala à infra-estrutura energética da Rússia durante a noite de 20 de Abril, disse uma fonte de inteligência ao Kyiv Independent.

De acordo com o ministério da defesa do país, a defesa aérea russa abateu 50 drones ucranianos em oito regiões, incluindo os oblasts de Belgorod, Kursk, Moscou, Tula, Ryazan, Bryansk, Kaluga e Smolensk.

Um incêndio eclodiu em três instalações de energia distintas nas três últimas regiões, segundo as autoridades locais. Detritos de drones também iniciaram um incêndio em um tanque de armazenamento de combustível no Oblast de Smolensk.

O ataque foi uma operação conjunta do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), da Agência de Inteligência Militar (HUR) e das Forças de Operações Especiais (SOF), disse a fonte.

Os drones teriam como alvo a infra-estrutura energética que alimenta o complexo militar-industrial russo, causando problemas com o abastecimento de electricidade e água em algumas áreas.

“Os drones da SBU atacaram com sucesso a infraestrutura que garante a operação contínua das instalações militares na Rússia”, disse uma fonte da inteligência militar ao Kyiv Independent.

O Kyiv Independent não conseguiu verificar as alegações das autoridades russas e a Ucrânia não costuma comentar alegados ataques em solo russo.

Nas últimas semanas, as forças ucranianas lançaram uma série de ataques com drones destinados a prejudicar a indústria petrolífera russa . Um total de 12 refinarias de petróleo russas teriam sido atingidas com sucesso em diversas regiões do território russo em 17 de março.

A Ucrânia também atacou uma das maiores refinarias de petróleo da Rússia , em 2 de Abril, na cidade de Nizhnekamsk, no Tartaristão, a mais de 1.000 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Os ataques suscitaram críticas por parte das autoridades norte-americanas , que deixaram claro que Washington não apoia os ataques da Ucrânia às refinarias de petróleo, citando receios de que isso possa ameaçar o mercado global de energia .

Em resposta, o presidente Volodymyr Zelensky disse que Kiev tem o direito de usar as suas próprias armas em ataques retaliatórios às refinarias de petróleo russas, apesar das preocupações dos Estados Unidos.

*Informações do site Kyiv Independent

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts