Apesar da pressão dos países ricos, o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, não aconteceu no G7. O motivo seria uma incompatibilidade de agendas. A comitiva brasileira chegou a negociar com a equipe de Zelensky, ofereceu horários vagos, mas sem sucesso.
Num segundo momento da transmissão, o presidente ucraniano se senta bem em frente a Lula, do lado oposto da mesa, e olha na direção do presidente brasileiro, sem fazer qualquer aceno.
O presidente Zelensky concedeu uma coletiva antes de retornar à Kiev e questionado se ficou decepcionado por não ter se encontrado com Lula, respondeu: “acho que ele (Lula) que ficou decepcionado”.
Volodymyr confirmou o desencontro de agendas. “Encontrei todos os líderes. Quase todos. Todos têm suas agendas próprias. Acho que é por isso que não pudemos encontrar o presidente do Brasil.”
Encontro de Lula com Biden
O presidente Lula também não teve encontro bilateral com o presidente americano Joe Biden. O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, havia informado, no último sábado (21), que a reunião durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, abordaria a situação da invasão russa na Ucrânia e definiria o papel construtivo que o Brasil pode desempenhar nas negociações de paz – congeladas há meses.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)