Em disputa por TV Aberta, Globo tenta retirar do SBT a Champions League

Segundo informações da coluna Gabriel Vaquer divulgadas nesta quinta-feira (23/03/2023), do site Notícias da TV, a Globo fez proposta para tentar recuperar os direitos de transmissão da Uefa Champions League a partir da temporada 2024/2025. A licitação para a compra dos jogos teve a fase de recebimento de propostas encerrada na última terça (21/03). Por causa das regras da negociação, existe a possibilidade de o SBT ficar sem os direitos ou até de dividir as partidas com a líder de audiência.

Segundo apurou o Notícias da TV, cinco empresas fizeram propostas: Globo, SBT, Disney, Warner Bros. Discovery e Paramount. Além de estar interessada no torneio para TV aberta, a Globo também deseja ter um pacote de jogos para alavancar o SporTV na TV paga.

O SBT fez uma proposta considerada “robusta” e “animadora”, segundo fontes ouvidas pela coluna. Já a Globo, segundo um diretor da empresa que conversou com a reportagem, diz que a TV foi “conservadora”, porque a empresa tem outras prioridades, principalmente no futebol brasileiro.

No mercado e entre as empresas, a favorita para o negócio é a Warner, que já é a casa da Champions desde a temporada 2015/2016. Hoje, ela exibe os jogos na TNT e na HBO Max.

Na ESPN, canal esportivo da Disney, os valores que a empresa ofereceu não foram considerados animadores, e a Champions é tratada como uma meta “muito difícil” de ser alcançada. A Disney chegou a conversar com o SBT para uma proposta conjunta, mas a ideia não avançou.

No caso da Paramount, as negociações para o Brasil são tocadas pela liderança da América Latina, sem ter envolvimento com a executiva esportiva no Brasil.

Globo e SBT podem dividir os direitos da Champions League no país por causa da mudança na forma de venda. Antes divididos por plataforma, agora os pacotes das partidas foram negociados por dia de jogos. Pela regra nova, uma empresa só pode comprar um pacote de direitos. Exemplo: se a Globo comprar os direitos dos jogos de terça, ela não pode ser dona das partidas de quarta, que precisa ser de outro grupo de comunicação. Das empresas que se reuniram com as agências, a única que não fez proposta foi o Prime Video, que se retirou das negociações.

Hoje, somando todos os contratos fechados, a Uefa arrecada com direitos de transmissão no Brasil cerca de US$ 150 milhões (R$ 807 milhões na cotação atual) segundo apurou o Notícias da TV. O objetivo do atual processo licitatório, que foi antecipado em relação ao previsto inicialmente, era aumentar os ganhos em pelo menos 50%. Nessa primeira rodada, a Team ficou satisfeita com os valores que foram oferecidos.

*Informações de Gabriel Vaquer – Notícias da TV

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