A CNN Brasil informou, em comunicado oficial, que decidiu cancelar os debates presidenciais que iria realizar na campanha eleitoral. A decisão foi tomada pela não confirmação dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os mais-bem colocados nas pesquisas. De acordo com a emissora, com a ausência de Lula e Bolsonaro, o debate não iria refletir o real cenário da disputa presidencial.
“A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira”, disse em comunicado.
Apesar disso, a emissora afirmou que há possibilidades de formar um consórcio temporário com outros veículos de comunicação para tentar viabilizar a realização dos debates. Ainda concluiu que o evento é um compromisso firmado de qualquer emissora que trabalha com viés democrático.
“As premissas para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado”, destacou a emissora.
O debate da CNN Brasil estava marcado para o dia 6 de agosto e, na ocorrência de segundo turno, havia reservado o dia 3 de outubro.
Ciro se diz “decepcionado” e ataca Lula e Bolsonaro
O candidato à presidência pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, afirmou em seu Twitter que ficará decepcionado caso a CNN Brasil deixe o “seu público sem debate.”
Para mim será uma grande decepção se a @CNNBrasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate.https://t.co/9zdfUsGVvI
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 26, 2022
O presidenciável ainda aproveitou o ensejo para atacar os principais opositores na corrida ao Palácio do Planalto. Em referência à ausência de Lula e Bolsonaro no debate, Ciro disse que “a democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado.”