Alexandre de Moraes proíbe operações da PF e PRF envolvendo o transporte de eleitores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de realizar qualquer operação envolvendo o transporte, gratuito ou não, de eleitores. A decisão, publicada no sábado (29/10/2022), atende um pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT) e vale até o fim do segundo turno do pleito.

“O acesso ao transporte público é direito garantido ao eleitor, corroborado pela normativa regulamentar do TSE. A Justiça Eleitoral tem envidados esforços para garantir o transporte público gratuito ao eleitor, como forma de assegurar o direito de voto a todos os eleitores com participação democrática ampla, não havendo razões a permitir embaraços nesse sentido”, escreveu Moraes.

No texto, o magistrado ressaltou que, em caso de descumprimento da medida, os agentes envolvidos poderão responder por crime eleitoral e desobediência. “O processo eleitoral, como um dos pilares da democracia, deve ser resguardado. A liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral”, frisou Moraes.

No total, quase 400 municípios terão transporte de graça neste domingo (30/10/2022), contemplando 100 milhões de eleitores. Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, por exemplo, a catraca do metrô estará temporariamente liberada, bem como as passagens de trens e os ônibus. Com maior fluxo, a expectativa é que a frota de ônibus em circulação aumente 40% nas ruas da capital, quando comparado com os dias normais de operação.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts