Daniel Silveira tem o prazo limite desta sexta-feira para se manifestar sobre o indulto concedido por Bolsonaro

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) tem até hoje (29/04/2022) para se manifestar sobre o indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) referente à pena de oito anos e nove meses de prisão. O parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada por atos antidemocráticos, mas teve a pena perdoada pelo chefe de Estado.

O despacho determinando a manifestação de Silveira foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, que exigiu, ainda, explicações sobre o descumprimento das medidas cautelares, uma vez que a tornozeleira eletrônica do parlamentar está desligada desde a Páscoa. Segundo ofício da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, o equipamento de monitoramento está descarregado desde a noite de 17 de abril.

Ao final do prazo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deve apresentar uma manifestação sobre o caso, no mesmo período estipulado para Silveira – 48 horas. No documento, Moraes ressaltou que o processo continua tramitando pelo STF e que “dentre os efeitos não alcançados por qualquer decreto de indulto está a inelegibilidade decorrente de condenação criminal em decisão proferida por órgão judicial colegiado”.

Além da pena de prisão em regime fechado e da perda do mandato, Silveira foi condenado a pagar multa de R$ 212 mil. Apesar das condenações não serem aplicadas de imediato, Bolsonaro publicou um decreto para extinguir a pena de Silveira, por meio da graça constitucional. Ele explicou que a decisão alcança “as penas privativas de liberdade” e a multa imposta ao deputado, e que ela independe “do trânsito e julgado da ação condenatória”.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts