21 de março de 2025
Força Aérea Brasileira recebe na Suíça quatro novos caças Saab Gripen

Força Aérea Brasileira recebe na Suíça quatro novos caças Saab Gripen

Em carta publicada no Poder Aéreo, na última segunda-feira (22/11/2021), o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Jr., explica aos aviadores brasileiros que o passo é um importante movimento em direção à concretização do Projeto F-X2 – programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da FAB.

“É um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar a todos que sonharam, desde o inconcluso Projeto F-X1, com este momento tão significativo”, disse o comandante.

O comandante da Aeronáutica, Batista Jr., reuniu-se ontem (23/11) com o major-general Carl-Johan Edstrom, em Estocolmo, capital da Suécia. Na ocasião, ele teve a oportunidade de realizar visitas técnicas ao Centro de Simulação de Ambiente Tático, ao simulador de combate aéreo avançado e assistir a uma demonstração aérea do caça Gripen, na cidade de Uppsala.

O embarque dos Gripens deve ocorrer até o final de dezembro. A previsão é de que os caças devem chegar ao país em janeiro de 2022. As aeronaves vão seguir por via marítima até o Brasil, Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Em seguida, serão levadas em voo para a planta da Embraer, até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês) em Gavião Peixoto, São Paulo.
À espera das aeronaves vai estar uma equipe de técnicos, entre engenheiros e pilotos, da Saab (fabricante dos Gripen E), Embraer e Força Aérea engajada em obter a certificação de tipo militar dos caças. Somente depois desta etapa os Gripen vão estar prontos para o serviço operacional.

A FAB adquiriu, ao todo, 36 caças F-39E/F Gripen, sendo 28 do modelo E e oito do modelo F, de dois assentos. Contudo, o tenente-brigadeiro Baptista Jr. já confirmou em entrevista que a expectativa é de que a Aeronáutica receba entre 60 e 70 aeronaves.

*Informações do site Sputnik Brasil

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *