Tribunal de Haia proíbe tentativa da Venezuela em anexar território da Guiana

O Tribunal de Haia proibiu a tentativa da Venezuela em anexar parte da Guiana. A decisão é desta sexta-feira (01/12/2023), e diz respeito a região Essequibo, área rica em petróleo.

A Corte Internacional proibiu o referendo que a Venezuela planeja para incorporar a região, contrariando o discurso venezuelano de que a região pertence ao país.

Mesmo com o posicionamento, a Venezuela mantém a consulta pública para o tema. A votação está prevista para o próximo domingo, e vai apurar se venezuelanos querem incorporar Essequibo. Também questiona se os habitantes da região devem receber nacionalidade venezuelana.

O governo da Guiana afirma que a votação não terá alguma confirmação jurídica. Mas o presidente Nicolás Maduro sustenta a anexação. Mais cedo, o venezuelano fez um apelo para que os cidadãos do país compareção às urnas.

“Neste domingo, quando votarmos, pensaremos na pátria, na família, na juventude e no futuro. Toda a Venezuela por amor, paz e por Essequibo [área em disputa] se prepara para um novo marco na história do nosso país. Unidos, podemos recueprar e pintar o mapa inteiro”, escreveu, em rede social.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts