Talibã completa um ano de retomada de poder no Afeganistão com a realidade do país em nível catastrófico

Um ano depois da tomada de Cabul pelo Talibã completados nesta segunda (15/08/2022), duas realidades se consolidam, dentro e fora do Afeganistão: o movimento fundamentalista se agarra solidamente ao poder, apesar das dificuldades econômicas e das pressões externas, e os Estados Unidos põem em prática sua nova estratégia de projeção de poder sobre o mundo.

As reservas do governo afegão no exterior foram congeladas pelos Estados Unidos e a Europa. Isso, combinado com a gestão amadora da economia, resulta em que 90% da população consome quantidade insuficiente de comida, segundo a ONU. Os preços de produtos básicos, como óleo diesel, farinha, arroz e açúcar aumentaram 50% nesse ano, de acordo com o Banco Mundial.

As mulheres, impedidas de trabalhar, são as mais sacrificadas no presente. As meninas, proibidas de estudar a partir do sexto ano, as mais prejudicadas, no futuro. Exatamente como no primeiro período em que o Talibã governou, entre 1996 e 2001, professoras incrivelmente corajosas acolhem meninas em suas casas, para lhes dar aulas.

A caótica retirada americana e o retorno do Taliban ao poder resultaram em perda de credibilidade e de percepção de capacidade estratégica e militar dos Estados Unidos. A decisão de retirada foi unilateral, ignorando a presença dos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A coesão da aliança se esgarçou.

Essa constatação representou um incentivo para a Rússia invadir a Ucrânia, seis meses depois. A invasão, no entanto, funcionou precisamente para reforçar e ampliar a aliança, com a entrada da Suécia e da Finlândia.

A volta do Talibã ao poder significou a reinstalação de sua aliada Al-Qaeda. Foi essa parceria que levou à invasão do Afeganistão e derrocada do Talibã, em 2001, depois do atentado contra as Torres Gêmeas e a recusa do Taliban de entregar Osama bin Laden aos Estados Unidos.

Um ano depois da retirada atabalhoada, um ataque americano com mísseis disparados por drone matou em Cabul o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Com isso, o governo de Joe Biden procurou provar que é capaz de garantir a segurança dos americanos no que diz respeito ao Afeganistão: a contenção do terrorismo.

A retirada do Afeganistão encerrou um ciclo na política de defesa americana: o das intervenções militares maciças. De 2008 para cá, todos os presidentes americanos, dois democratas e um republicano, elegeram-se com base na promessa de se retirar do Iraque e do Afeganistão e não se engajar mais em aventuras militares: Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden.

Esse é o maior consenso na sociedade americana, hoje. Diante dessa premissa, a invasão da Ucrânia desencadeou uma guerra por procuração, na qual os Estados Unidos e seus aliados da Europa, da Ásia e do Indo-Pacífico participam fornecendo armas, inteligência, treinamento e assistência econômica. Exatamente como eles e a então União Soviética faziam na guerra fria.

Do sucesso da contenção da Rússia na Europa depende o futuro de Taiwan como nação independente. A China aguarda o resultado dessa guerra por procuração para definir seus próximos passos rumo à anexação da ilha. Diferentemente do que aconteceu no Afeganistão, em que os EUA marcaram data para sua retirada, e na Ucrânia, em que descartaram de antemão um envolvimento direto na guerra, o governo Biden mantém a chamada ambiguidade estratégica com relação a Taiwan — deixando a China na dúvida sobre se teria de enfrentar as Forças Armadas americanas ou não.

Quanto ao terrorismo, EUA, Europa e Ásia aperfeiçoaram seus sistemas de contenção, a ponto de a Al-Qaeda não ter conseguido realizar mais ataques de repercussão. As franquias filiadas ao grupo concentram seus esforços na África, sobretudo Somália, Etiópia, Quênia, Moçambique e Sahel — a região intermediária entre o Deserto do Saara e a Savana. A instabilidade trazida pela atuação dessas células levou a 6 golpes de estado em 18 meses na África Ocidental: 3 no Mali e um no Chade, Guiné e Burkina Faso. Esses golpes levaram a França a retirar suas forças de estabilização do Mali, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido intensificavam o seu desengajamento. A ausência do Ocidente, assim como aconteceu no Oriente Médio, está sendo preenchida pela Rússia. O grupo mercenário Wagner, ligado informalmente ao Kremlin, foi contratado pelas ditaduras africanas para conter os jihadistas.

São mudanças substanciais, para um período tão curto da história.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts