O SBT exibe a 58ª edição do Troféu Imprensa, excepcionalmente nesta quarta-feira (15/06/2022), a partir das 21h30 (horário de Brasília), logo após a novela “Poliana Moça”. Com apresentação de Silvio Santos, a premiação irá contemplar os melhores de 2021 em diferentes categorias, juntamente com o Troféu Internet.
No Troféu Imprensa, os três mais votados do público serão apresentados em ordem alfabética aos jurados, para que eles decidam o melhor. Já para o Troféu Internet, os favoritos foram escolhidos através de votação online.
Como de costume, Silvio também recebe no palco artistas que já foram premiados em outros anos e que, por alguma razão, não puderam vir receber a estatueta.
Nesta edição, Sophia Valverde, Rebeca Abravanel, Carlos Alberto de Nóbrega, Eliana, Danilo Gentili e Patrícia Abravanel esbanjaram simpatia e felicidade nos bastidores. O que não faltou foi alegria e emoção.
Para este ano, o corpo de jurados foi formado por 11 jornalistas que representam alguns dos principais veículos de comunicação do país. São eles:
- Keila Jimenez (colunista do portal R7)
- Leão Lobo (apresentador da TV Gazeta)
- Fefito (apresentador do TV Fama e colunista do UOL)
- Cristina Padiglione (colunista do portal F5, da Folha de S. Paulo)
- Valença Sotero (jornalista da revista Caras)
- Márcia Piovesan (diretora da revista Ti Ti Ti)
- Flávio Ricco (colunista do portal R7)
- Sonia Abrão (apresentadora da RedeTV)
- Tony Góes (Colunista da Folha de S. Paulo)
- Nelson Rubens (apresentador do TV Fama)
- Léo Dias (colunista do portal Metrópoles)
História do Troféu Imprensa
Criado em dezembro de 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa dedica-se a contemplar àqueles que mais se destacaram no cenário artístico do ano anterior, na TV e na música.
Nos primeiros anos, a premiação era promovida pela revista São Paulo na TV e exibida por um pool de emissoras formadas por Tupi, Record, Paulista e Excelsior. Os veículos transmitiam a cerimônia ao vivo direto do Teatro Municipal de São Paulo.
Em 26 de dezembro de 1969, Silvio Santos passa a comandar o especial, sendo neste ano pela TV Tupi para o estado de São Paulo. A partir de 1971, a exibição passa a ser em todo o território nacional pela TV Globo, sendo a escolha dos melhores no final de cada ano e a cerimônia de entrega na metade do ano seguinte. O troféu, inicialmente em formato de cartão de visitas, torna-se uma estatueta dourada.
Desde 1981, a escolha e a entrega são unificadas em uma única edição anual pelo SBT.
Jornalistas dos mais importantes veículos de comunicação são convidados para a indicação, revezando-se periodicamente. Silvio Santos ganhou seu primeiro Troféu Imprensa de melhor animador de TV em 1969 e, ao longo dos anos, é dele o recorde de troféus com 29 pessoais e 21 do Programa Silvio Santos até 2021.
Além dele, destacam-se como grandes vencedores do Troféu Imprensa: Lima Duarte; Regina Duarte; Glória Menezes; Tarcísio Meira; Hebe Camargo; Gugu Liberato; Luciano do Valle; Roberto Carlos e Ivete Sangalo.
Nos anos de 1970, 1977, 1978, 1979, 1980, 2005, 2020 e 2021 não houve premiação. No ano de 1971 houve duas premiações, um referente a 1970 e uma referente a 1971.
Confiram as categorias que disputarão neste ano de 2022:
- Melhor cantora
- Melhor programa humorístico
- Melhor programa de auditório
- Melhor novela
- Melhor apresentador de telejornal
- Melhor ator de novela
- Melhor programa de TV
- Melhor jornal de TV
- Melhor atriz
- Melhor programa de entrevista
- Melhor programa jornalístico
- Melhor apresentador ou animador de TV
- Melhor cantor
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)