Dois navios de guerra russos transitaram pelo estreito de Bósforo a caminho do Mar Negro neste sábado (17/4/2021) e 15 navios menores também seguiram para a mesma localidade, com Moscou reforçando sua presença naval em meio a um momento de tensões com o Ocidente e com a Ucrânia.
O reforço naval coincide com um grande aumento das tropas russas na região próxima à Ucrânia, algo que Moscou classifica como exercício defensivo temporário, e segue uma escalada nos combates no leste da Ucrânia entre separatistas apoiados pela Rússia e as forças do governo ucraniano.
As relações entre Rússia e Washington, que cancelou o envio de dois de seus próprios navios de guerra ao Mar Negro na semana passada após protestos contundentes dos russos, estão em um nível preocupante no pós-Guerra Fria.
Moscou expulsou dez diplomatas americanos na sexta-feira em retaliação à expulsão do mesmo número de diplomatas russos nos Estados Unidos por suposta atividade maléfica.
A Rússia também restringiu temporariamente o movimento de navios de guerra estrangeiros “e outros navios estatais” perto da Crimeia, que o país anexou da Ucrânia em 2014, uma medida já condenada por Kiev e Washington.