Encabeçado pelo Partido Liberal, deputados de oposição ao governo protocolaram um “super pedido” de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (29/04/2023). A proposta, anunciada na Câmara dos Deputados, vem um dia antes da volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil.
Na solicitação, os deputados alegam suposto crime de responsabilidade da parte de Lula, e destacam comentários do presidente a respeito do senador Sergio Moro (União-PR), dados em entrevista ao portal Brasil 247, no último dia 23 de março. Os parlamentares afirmam que Lula fez uma “ameaça” – ao dizer que gostaria de se vingar de Moro – à autoridade do Poder Legislativo.
Em linhas gerais, o documento também alega que houve ataque às instituições de combate à corrupção e considera incapacidade do governo em “aglutinar coesão em torno de um plano nacional no Congresso Nacional”. Deputados também afirmam que a condução do mandatário tem provocado instabilidade econômica, financeira e social.
O pedido foi conduzido pelo líder do PL na Câmara, deputado Carlos Jordy (RJ) e pelo vice-líder do partido, Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Os parlamentares defendem que, apesar de a iniciativa ter partido da sigla de Bolsonaro, a proposta recebeu apoio de outras legendas. O endosso foi dado por outros 30 parlamentares.
Segundo Bragança, a participação de outros deputados veio “de livre e espontânea vontade”.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)