Ministério da Saúde ampliou a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para toda a população acima dos 18 anos. A injeção extra poderá ser tomada após cinco meses da vacinação completa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16/11/2021) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, juntamente com secretários da pasta.
“Com isso, nós vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países da Europa, por exemplo. Podemos ser um case de sucesso para enfrentamento de uma possível terceira onda da covid-19”, afirmou Queiroga.
A terceira dose, até o momento, é aplicada apenas em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. Com a nova orientação, pessoas com mais de 18 anos podem receber o reforço em um intervalo de cinco meses após a segunda dose de AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer. Quem recebeu Janssen, que até então era de dose única, precisará observar um intervalo de 60 dias para fazer a segunda dose da própria Janssen e, partir dessa data, contar cinco meses para fazer a terceira dose.
Além disso, o governo federal está anunciando uma campanha de vacinação para incentivar a busca da segunda dose da vacina covid-19. Mais de 20 milhões de pessoas estão com a aplicação atrasada. A campanha vai de 20 a 26 de novembro.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)