Lula pede que MST deixe áreas produtivas invadidas na Bahia, após descumprirem sua promessa de campanha

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse em entrevista à CNN na última quarta-feira (01/03/2023) que pediu ao MST que deixe a área ocupada da Suzano, na Bahia, para que o governo possa intermediar um acordo entre as partes em reunião prevista para quarta-feira. De acordo com ele, a resposta do movimento será dada nesta sexta-feira (03/03/2023).

“Eu pedi ao MST, com compromisso de conversa entre todos na quarta-feira [1], mas, para abrir o diálogo que se sentem as partes na mesa, eles querem retomar. Eles estão dizendo que foi descumprido esse acordo e eles, como eu sou mediador, não pode… eu tenho ao meu lado uma diplomata de carreira e mediador não pode fazer nenhum juízo entre as partes”, afirmou o ministro.

“Ontem me ligou um integrante da Suzano, pedindo mediação com o MST. Aí marquei hoje de manhã e veio o vice-presidente da empresa. Até onde eu sei o MST está protestando em relação ao descumprimento de um acordo celebrado há dez anos e há sete eles teriam parado de cumprir”, afirmou o ministro Paulo Teixeira à CNN.

E continuou: “[O representante da Suzano] me pediu ajuda e disse que falaria com o MST se eles se retirassem. Então eu pedi ao MST que se retire da área para que esse acordo possa ser mediado pelo governo”.

O ministro disse ainda que o MST ficou de dar uma resposta se irá se retirar da área nesta sexta-feira (03/03). Questionado sobre a situação em si, ele preferiu não comentar. “Como eu sou mediador, não posso fazer nenhum juízo de valor sobre as partes. Amanhã o MST irá responder e divulgaremos assim que eles responderem”, disse.

 

Liminar da Justiça

O TJBA (Tribunal de Justiça da Bahia) determinou a reintegração da fazenda de eucalipto da empresa Suzano, localizada no município de Mucuri (BA), que foi ocupada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na última segunda-feira (27/02/2023).

A decisão do juiz Renan Souza Moreira emitida na quarta-feira (01/03/2023) determina uma multa de R$ 5.000 por dia caso outras áreas sejam ocupadas na região. Foi determinado também o uso da força policial para ajudar no cumprimento da decisão.

*Informações do site CNN Brasil e Poder360

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts