senior gay

Joe Biden abre oficialmente a Cúpula das Américas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu oficialmente a Cúpula das Américas na noite de quarta-feira (08/06/2022), em Los Angeles. Durante o pronunciamento, o chefe de Estado norte-americano reiterou a importância da democracia e exortou os líderes da América Latira e do Caribe a demonstrarem apoio ao regime político, que é, segundo ele, “o ingrediente essencial para o futuro”.

“Nesta cúpula, temos a oportunidade de nos reunir em torno de algumas ideias ousadas, ações ambiciosas e demonstrar ao nosso povo o incrível poder da democracia para oferecer benefícios concretos e tornar a vida melhor para todos”, disse Biden. “Nossa região é grande e diversificada. Nem sempre concordamos em tudo, mas em uma democracia abordamos nossas divergências com respeito mútuo e diálogo”, acrescentou.

Essa é a primeira vez que os Estados Unidos sediam a Cúpula das Américas desde o início do evento, em 1994. Contudo, a decisão de Biden de não incluir Cuba, Nicarágua e Venezuela, por considerar que os países não cumprem padrões democráticos, provocou instabilidade diplomática e gerou um boicote de várias nações, como México, Guatemala, Bolívia e Honduras.

No discurso, o chefe de Estado também anunciou uma parceria com as Américas com o objetivo de incentivar a prosperidade econômica e um crescimento mais inclusivo na região. Ele também mencionou um plano sobre migração no país, programado para ser anunciado na sexta-feira (10/06/2022), envolvendo uma “abordagem inovadora” que irá aumentar as oportunidades dos migrantes e reprimir o tráfico de pessoas.

 

Encontro entre Biden e Bolsonaro

Em Los Angeles, Biden deve se encontrar pela primeira vez com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também pensou em não comparecer ao evento antes de prometer um encontro pessoal com o líder norte-americano. “Estava propenso a não comparecer. Não posso ir, com o tamanho do Brasil, ser moldura de uma fotografia. Não vou lá para sorrir, apertar a mão e aparecer em fotografia, eu vou para resolver os assuntos”, disse Bolsonaro.

O encontro dos presidentes, no entanto, acontece em meio a declarações sobre a honestidade dos procedimentos eleitorais. Em entrevista ao cedido ao Portal SBT News, Bolsonaro lançou dúvidas sobre a eleição que elegeu Biden em 2020. Dizendo “não entrar em detalhes”, o presidente brasileiro insinuou que o republicano Donald Trump pode ter ganhado — mas não levou — a eleição. Ele ressaltou que Trump estava “muito bem nas pesquisas” e que teve informações de brasileiros que houve pessoas que votaram mais uma vez.

Em resposta, a embaixada dos Estados Unidos em Brasília afirmou que “as eleições são a expressão mais visível de uma democracia, e os Estados Unidos têm orgulho da longa história de eleições livres, justas e confiáveis que passam por um processo minucioso e resistem ao desafio do tempo”.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para:  contato@sessaodenoticias.com.br ou clique  aqui .

Siga nossas redes sociais:

Facebook  (@sessaodenoticias)

Instagram  (@sessaodenoticias)

Twitter  (@sessaonoticias)

Youtube  (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts