Congresso do Peru debate processo de destituição de Pedro Castillo

Congresso do Peru, controlado pela direita, deverá decidir nesta terça-feira (07/12/2021) se aceita debater um pedido de destituição do presidente de esquerda Pedro Castillo, eleito em julho deste ano. A moção foi apresentada em 26 de novembro por três partidos de direita.

Esta é a quinta proposta de julgamento político contra um presidente peruano nos últimos quatro anos, o que já resultou na queda dos chefes de Estado Pedro Pablo Kuczynski, em 2018, e Martín Vizcarra, em 2020. Castillo virou outro alvo após um escândalo de suposta interferência do governo em promoções militares. Ele também foi intimado a depor em 14 de dezembro à procuradora Zoraida Ávalos.

Segundo informado, o pedido de vacância por “incapacidade moral” teria pelo menos 57 votos no Congresso para ser submetido a debate, de acordo com a imprensa de Lima, cinco a mais que o necessário. Se o debate do processo for aprovado, o atual presidente deve comparecer ao plenário, possivelmente na próxima semana, para apresentar sua defesa. Posteriormente, os 130 legisladores devem decidir sobre o processo de impeachment, que necessita de 87 votos.

*Informações do Portal SBT News

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts