Congresso do Peru, controlado pela direita, deverá decidir nesta terça-feira (07/12/2021) se aceita debater um pedido de destituição do presidente de esquerda Pedro Castillo, eleito em julho deste ano. A moção foi apresentada em 26 de novembro por três partidos de direita.
Esta é a quinta proposta de julgamento político contra um presidente peruano nos últimos quatro anos, o que já resultou na queda dos chefes de Estado Pedro Pablo Kuczynski, em 2018, e Martín Vizcarra, em 2020. Castillo virou outro alvo após um escândalo de suposta interferência do governo em promoções militares. Ele também foi intimado a depor em 14 de dezembro à procuradora Zoraida Ávalos.
Segundo informado, o pedido de vacância por “incapacidade moral” teria pelo menos 57 votos no Congresso para ser submetido a debate, de acordo com a imprensa de Lima, cinco a mais que o necessário. Se o debate do processo for aprovado, o atual presidente deve comparecer ao plenário, possivelmente na próxima semana, para apresentar sua defesa. Posteriormente, os 130 legisladores devem decidir sobre o processo de impeachment, que necessita de 87 votos.
*Informações do Portal SBT News
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)