Hino Nacional Brasileiro está completando 180 anos de história

No dia 13 de abril de 1831, a harmonia do Hino Nacional Brasileiro foi apresentada publicamente pela primeira vez, em um evento no Theatro São Pedro, no Rio de Janeiro. A data, então, tornou-se o “Dia do Hino Nacional Brasileiro”.

Até a apresentação no Theatro São Pedro, o Hino da Independência, composto pelo imperador D. Pedro I, era usado pelo país e considerado como o hino “nacional”.

Curiosidades sobre o Hino Nacional

1 – A melodia do Hino Nacional Brasileiro foi apresentada pela primeira vez na festa de despedida de Dom Pedro I, em 13 de abril de 1831. Na ocasião, a letra em conjunto com a melodia eram versos do desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva.

2 – A rejeição à letra de Ovídio Saraiva foi causada, especialmente, pelo teor ofensivo da letra aos portugueses. Entre os versos, estava a descrição dos colonizadores como “tiranos” e “monstros”.

3 – Após a proclamação da República, em 1889, um concurso foi organizado pelo governo para escolher o que seria o novo Hino Nacional do Brasil. Após o anúncio da composição mais aplaudida pelo público, porém, o presidente Marechal Deodoro decidiu ignorar o resultado e determinar a música de Francisco Manuel da Silva como novo hino oficial.

4 – O poema, composto em 1909, precisou passar por 11 modificações até ser declarado como letra oficial do Hino Nacional.

*Informações da CNN Brasil

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *