Gerônimo Rodrigues toma posse como o 5° governador do PT na Bahia

Compondo o grupo de 11 governadores eleitos para 2023 que apoiaram o presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva, Jerônimo Rodrigues (PT) tomou posse no início da manhã deste domingo (01/01/2023) e deu início ao quinto mandato consecutivo do Partido dos Trabalhadores no comando da Bahia. Os compromissos de combate à fome e o ajuste da segurança pública, temas que figuram na campanha eleitoral, foram reafirmados na solenidade. Sinais ao setor privado também estiveram no discurso de posse.

“A prioridade central é a inclusão social e o enfrentamento da pobreza, da fome e do desemprego. Farei o melhor para que os 15 milhões de baiano se reconheçam nesse Estado que lutou pela independência do Brasil e ajudou o país a voltar para a democracia. Hoje é dia de celebrar a Bahia e o Brasil”, declarou.

O novo governador chegou ao Palácio Luís Eduardo Magalhães, sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), por volta das 07h30 da manhã acompanhado da primeira-dama, a professora Tatiana Velloso, e do vice-governador, Geraldo Júnior (MDB).

Recebidos pelo presidente da Alba, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), os eleitos fizeram a leitura do juramento e foram declarados empossados.

Em seu primeiro pronunciamento no plenário da Alba, o novo chefe do Executivo baiano destacou a importância da recém-aprovada reforma administrativa estadual para dar início ao seu mandato.

Rodrigues afirmou que sua gestão adotará esforços objetivos para dinamizar a política de atração de investimentos junto ao setor privado e reforçou o papel do governo para induzir a industrialização e o fortalecimento das cadeias produtivas.

“O Estado será indutor dos grandes investimentos em infraestrutura e dará a fluidez produtiva necessária para a roda da economia girar. Avançaremos nas obras de grande envergadura como portos, aeroportos, hidrovias, e projetos de combustíveis renováveis no semi-árido”, declarou.

Rodrigues ainda afirmou que irá fortalecer e aperfeiçoar o pacto federativo e os consórcios públicos dos municípios e aumentará os recursos para as áreas da educação e saúde pública para ampliar a infraestrutura desses serviços em direção ao interior baiano.

O petista foi eleito com 52,79% dos votos válidos, derrotando ACM Neto, do União Brasil, em um segundo turno acirrado. Neto teve 47,21%. Durante a campanha, a principal estratégia de Rodrigues foi colar sua imagem à Lula. Ele ainda teve o apoio de mais três importantes cabos eleitorais: o então governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, ambos do PT, e o senador Otto Alencar, do PSD, cuja penetração no interior é amplamente consolidada.

“Foi uma caminhada intensa até aqui e hoje reafirmo o compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado há 16 anos com Jacques Wagner e Rui Costa”, declarou.

A sessão solene teve a participação de autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco, e da procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, prefeitos, deputados estaduais e federais. Aos parlamentares da oposição, garantiu que o novo governo manterá pleno diálogo.

O momento teve ainda a revista de Rodrigues à tropa da Polícia Militar e a transmissão do cargo por parte de Rui Costa, que foi confirmado como Ministro da Casa Civil. Por volta das 11h00 da manhã, a comitiva seguiu para Brasília para acompanhar a posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador Jerônimo Rodrigues dará posse aos seus secretários apenas no dia 3 de janeiro. Nesse dia, também será anunciada a agenda para os primeiros 100 dias de gestão.

 

Conheça Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues Souza, de 57 anos, nasceu na região da Chapada Diamantina, e se formou em engenharia agronômica. É professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atuou como secretário estadual de Educação.

Em sua vida política, desde 2007, já atuou como assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia e fez parte da equipe da Secretaria de Planejamento no governo de Jaques Wagner. Também foi secretário no Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2011. Voltou para a Bahia em 2014 para trabalhar no governo Rui Costa (PT). Rodrigues foi escolhido em março de 2022 para dar prosseguimento à gestão, após o racha na base do governo.

*Informações do site Valor Econômico

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts