Executivos do Google afirmam que plataforma gastou R$ 2 milhões com anúncios sobre PL da Fake News

Executivos do Google afirmaram que a plataforma gastou aproximadamente R$ 2 milhões em anúncios a respeito do Projeto de Lei das Fake News, PL 2630, em tramitação na Câmara dos Deputados. A afirmação foi feita durante o depoimento à Polícia Federal (PF) e divulgada pelo jornal O Globo, nesta quinta-feira (22).

Segundo os empresários, a quantia milionária foi distribuída para custear peças divulgadas em jornais e publicados em redes sociais da Meta, conglomerado que controla as plataformas Facebook e Instagram, e o Spotify.

O depoimento foi prestado pelo presidente do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho, e pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa, Marcelo Lacerda. De acordo com os depoentes, os anúncios não tinham o intuito de condenar o projeto, e sim de abrir um espaço para o debate sobre as possíveis melhoras no texto, sem o objetivo de influenciar a visão dos usuários sobre o projeto de lei.

No dia 2 de maio, usuários que utilizaram a ferramenta de busca do Google viram uma mensagem, fixada pela plataforma na página inicial: “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. Ao clicar no link, o internauta era direcionado para um artigo contra o projeto.

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