O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília (DF) na noite de domingo (28/05). Acompanhado da esposa, Cilia Flores, o político atende a convocação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que irá coordenar uma reunião de líderes sul-americanos na próxima terça-feira (30/05).
Esta é a primeira vez que Maduro visita o Brasil desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2019, o líder foi proibido de entrar no Brasil após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) romper relações com o governo venezuelano. A medida, no entanto, foi revertida em dezembro de 2022.
#ÚltimoMinuto | En compañía de la primera combatiente @ConCiliaFlores, el Presidente @NicolasMaduro es recibido con honores en Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. pic.twitter.com/SpVBCum8Ms
— Prensa Presidencial (@PresidencialVen) May 29, 2023
Hoje (29/05/2023), Maduro deve se encontrar com Lula, no Palácio do Planalto. Já na terça (30/05), o presidente venezuelano se reúne com outros 10 chefes de Estado, incluindo Lula, no Palácio do Itamaraty para discutir a integração regional. Entre as principais pautas estão questões comuns nas áreas de saúde, infraestrutura, meio ambiente e combate ao crime organizado.
Além de Maduro, atendem a convocação do governo brasileiro os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, Bolívia, Luís Arce (Bolívia), Chile, Gabriel Boric, Colômbia, Gustavo Petro, Equador, Guillermo Lasso, Guiana, Irfaan Ali, Paraguai, Mário Abdo Benítez, Suriname, Chan Santokhi e Uruguai, Luís Lacalle Pou.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)