A despedida a Mãe Bernadete, líder do quilombo Pitanga de Palmares, teve um cortejo pelas ruas da cidade Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (BA). No cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, na Baixa de Quintas, onde foi enterrada ao lado do filho também assassinado, a ialorixá recebeu homenagens de amigos, familiares e políticos.
Bernadete Pacífico, de 72 anos, era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filhos. e lutava pela regulamentação das terras do quilombo, que foi certificado em 2004, mas ainda não teve o processo de titulação concluído. No mês passado, durante um encontro com a presidente do STF, a ministra Rosa Weber, Bernadete denunciou que sofria ameaças.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, mãe Bernadete foi morta dentro de casa, na noite da última quinta-feira (17/08/2023), quando dois homens, usando capacetes, entraram no quilombo e efetuaram disparos com armas de fogo. A autoria e a motivação do crime ainda estão sendo investigadas por uma força-tarefa da Polícia Civil. A Polícia Federal também instaurou um inquérito para apurar o crime.
A agência de Direitos Humanos da ONU na América Latina condenou o ataque à Mãe Bernadete e convocou o estado brasileiro a fazer uma investigação célere, imparcial e transparente.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)