Coronel do Exército foi excluído da Comissão de Fiscalização do processo eleitoral

O coronel do Exército Ricardo Sant’Anna foi excluído da Comissão de Fiscalização do processo eleitoral. O militar é acusado de publicar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas. O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi comunicado da decisão por meio de ofício, encaminhado nesta segunda-feira (08/08/2022).

O documento é assinado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e pelo vice-presidente, Alexandre de Moraes. No documento, os magistrados reprovam a conduta do integrante das Forças Armadas.

“Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito. Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais”, destacam no ofício.

O texto destaca que a “elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade”.

Por fim, deixa aberta ao Ministério da Defesa a designação de um substituto. Até o momento, a pasta não se manifestou. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts