Moraes dar 24h para o PL apresentar relatório com 2 turnos após o partido pedir anulação de votos

O Partido Liberal, que tem Jair Bolsonaro como integrante, acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (22/11/2022) com um pedido para que votos computados em urnas antigas — inferiores ao ano de 2020 — sejam anulados. Após eleger a maior bancada na Câmara, com 99 deputados, a sigla fez a auditoria apenas em 2º turno. Mas a ação foi questionada pelo presidente da Corte Eleitoral, Alexandre de Moraes, que deu 24h para que o partido contemple o relatório para as duas etapas da eleição.

Em ofício ao pedido apresentado pela sigla, Moraes afirmou que as urnas citadas como antigas foram utilizadas tanto no 1º quanto no 2º turno das eleições de 2022. E que para um pedido de auditoria, seria necessário englobar a votação dos dois turnos. O partido deverá apresentar resposta até 4ª feira (23.nov).

O relatório do PL foi anunciado em coletiva de imprensa nesta tarde. Antes da apresentação de resultados, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, disse que o documento “não expressa a opinião do partido”.

“Contratamos técnicos e especialistas em segurança de dados para poder discutir tecnicamente com os funcionários do TSE o que é salutar e saudável para a própria democracia”, declarou Costa Neto.

Ao longo da apresentação, o engenheiro Carlos Costa, da empresa contratada para a auditoria, informou que arquivos publicados pelo TSE após o resultado das eleições foram inspecionados. E que urnas mais antigas poderiam ter interferências no sistema.

Segundo o relatório, mais de 279,3 mil urnas utilizadas no 2º turno apresentaram problemas “de desconformidade irreparável no funcionamento”. De acordo com o partido, tal problema impediria a auditoria dos resultados.

O partido ainda compara resultados das urnas citadas, afirmando que os equipamentos que não possuem o problema apontado dão a maior parte dos votos ao candidato Jair Bolsonaro (51,05%), frente 48,95% a Lula.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts