Com aliados e bolsonaristas, Zanin já conseguiu maioria favorável à sua indicação na CCJ

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin está em uma corrida por apoio dos senadores, que ainda avaliarão sua nomeação. A busca parece ter surtido efeito, pois o jurista não deve enfrentar problemas para conseguir o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, primeira etapa da análise na Casa.

A informação é do jornal O Globo. Segundo a publicação, dos 26 titulares do colegiado, 14 confirmaram que vão votar a favor da nomeação de Zanin. Entre eles, estão senadores da oposição. Apenas cinco teriam dito que se posicionaram contra. Outros dois preferiram não comentar seu posicionamento, mas, de acordo com a reportagem, eles já elogiaram publicamente a indicação do presidente. O número já garante a maioria para Zanin.

Até o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não tem a intenção atrapalhar a nomeação. Segundo a colunista Malu Gaspar, a cúpula da legenda teria optado por liberar sua bancada no Senado, para que cada um votasse como quisesse.

Carlos Portinho (PL-RJ) e Ciro Nogueira (PL-PI), por exemplo, já haviam antecipado que não se manifestariam contra a indicação. Ao Globo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) preferiu não responder se seria favorável, mas ele já tinha apontado como positiva a escolha de Lula por um advogado.

A votação na CCJ ainda não tem data para acontecer. Após passar pelo colegiado, ela segue para o plenário do Senado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts