Os estudantes do 6° ao 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Perfil, localizado em Villas do Atlântico, prepararam uma manhã imersiva no mundo da tecnologia e inovação. O Circuito Steam, que reúne diversos trabalhos realizados pelos estudantes, será realizado neste sábado (05), a partir das 8h, e trará o material, elaborado a partir de atividades promovidas em sala, onde eles utilizaram da tecnologia, inovação e criatividade para apresentar produtos e serviços inovadores.
Os estudantes preparam um circuito de games digitais, com exposição de brinquedos autônomos, corrida de obstáculos com carrinhos de controle confeccionados por eles, exposição de hologramas, além de um game digital autoral com controle (joystick) idealizado pelos mesmos. Inovação é a bússola norteadora do Colégio Perfil e é através dela que os estudantes navegam por um mar de possibilidades de aprendizagem, pois na instituição os estudantes são autores e condutores de suas trajetórias acadêmicas.
O Colégio Perfil – O Colégio Perfil tem se destacado no mercado por sua metodologia de trabalho focada na formação humana. Com a premissa de que a educação deve se preocupar, antes de tudo, com o desenvolvimento emocional dos alunos, a escola busca proporcionar um ambiente acolhedor e de cuidado, que estimule a empatia e a compaixão entre pais, estudantes e colaboradores.
A escola foi pioneira na Bahia em adotar o programa “Escola da inteligência”, criado pelo renomado psiquiatra Augusto Cury, que ensina técnicas de gerenciamento de emoções e estimula o desenvolvimento da inteligência socioemocional.
A Coordenação de Socioemocional é responsável por implementar a Educação Positiva na escola, que busca estimular o bem-estar e a felicidade na comunidade escolar, por meio de emoções positivas como alegria, gratidão, otimismo e serenidade, e fortalecimento das qualidades positivas dos estudantes, como empatia, cooperação e protagonismo.
Entre os projetos e ações desenvolvidos pela escola, destacam-se o Projeto Revolução da Empatia, o Espaço do Afeto, a Prática da Gratidão e Elogio, o Protagonismo Feminino, entre outros, que buscam desenvolver competências socioemocionais dos alunos. Além disso, a escola utiliza práticas lúdicas de educação física, como torneios e gincanas, para estimular a cooperação e a positividade entre os estudantes.