ENEM teve mais de 38 mil solicitações de atendimento especializado aprovados pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aprovou 38.101 solicitações de atendimento especializado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os pedidos de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior número de aprovações (13.686), seguido pelo número de inscritos com baixa visão (6.504).

Outros 70.411 pedidos de recursos de?acessibilidade também foram atendidos pelo Inep. Entre os principais estão tempo adicional para realizar o exame, 18.173 solicitações aprovações, auxílio para leitura, com 10.271, e correção diferenciada, com 8.703. Já em relação ao atendimento pelo nome social, a entidade aprovou 1.526 requisições.

Além dos atendimentos especializados, o Enem deste ano contará com o cartão-resposta com fonte ampliada (tamanho 18), que pretende auxiliar e proporcionar maior autonomia aos candidatos com deficiência visual. Os participantes ainda poderão contar com a folha de redação em tamanho maior, disponibilizada em papel A3.

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país e, como de costume, contarão com 90 questões sobre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma redação.

A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal. Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Ao todo, 3,9 milhões de estudantes realizarão o Enem em 2023, número 13,1% superior em relação ao ano passado, quando as inscrições somaram 3,4 milhões. Entre os candidatos, 620.250 (15,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos, enquanto 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts