Azerbaijão convocou o embaixador do Irã em Baku neste sábado (11/03/2023), depois que um avião de guerra iraniano supostamente voou perto e cruzou a fronteira com o Azerbaijão.
Um avião militar iraniano voou ao longo da fronteira do estado Azerbaijão-Irã entre os distritos azerbaijanos de Zangilan e Bilasuvar neste sábado (12/03/2023), das 09h44 às 10h26, horário local (sendo 7h acima do horário de Brasília), disseram os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa do Azerbaijão em um comunicado conjunto publicado no Ministério das Relações Exteriores do país. local na rede Internet.
A declaração acrescentou que o avião estava voando de três a cinco quilômetros (duas a três milhas) de distância da fronteira do estado e, em alguns casos, até cruzou a fronteira.
O Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão convocou o embaixador do Irã no país para protestar contra o incidente. Embora a mídia estatal iraniana tenha relatado a convocação, Teerã ainda não comentou o assunto.
“O voo de uma aeronave militar por mais de meia hora perto dos territórios liberados do Azerbaijão é [uma] provocação e comportamento hostil em relação ao Azerbaijão”, dizia o comunicado.
“Condenamos veementemente o lado iraniano por uma medida tão provocativa, pedimos que forneçam uma explicação apropriada e se abstenham de tais medidas provocativas no futuro.”
Os dois países, que compartilham uma fronteira de cerca de 700 quilômetros (430 milhas), têm uma relação complexa .
O Irã desconfia das relações do Azerbaijão com Israel, um importante fornecedor de armas para Baku. Teerã também está cautelosa com os nacionalistas no Azerbaijão e sua aliada próxima, a Turquia, alimentando tendências separatistas entre sua considerável população étnica azeri.
*Informações do site Alarabiya News
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias