Anvisa aprova regras sanitárias para retomada das viagens em cruzeiros marítimos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (29/10/2021), as regras sanitárias para a retomada das viagens em cruzeiros marítimos pela costa brasileira. A temporada 2021/2022 começa na segunda-feira (01/11/2021) e foi autorizada pelo Governo Federal.

Os protocolos preveem medidas de segurança para o embarque e o desembarque de passageiros, e os procedimentos que devem ser cumpridos pelos viajantes, tripulação e trabalhadores dos terminais. Entre as principais normas está a obrigatoriedade da vacinação contra o coronavírus, exceto para crianças. O comprovante que atesta a aplicação das duas doses ou do imunizante em dose única deverá ser cobrado pelas agências marítimas. Além disso, as operadoras ficarão responsáveis pela disponibilização de álcool em gel, testagem dos passageiros, e por documentar, em até seis horas antes do embarque, se alguém apresenta sintomas gripais ou teve contato com pessoas infectadas antes da viagem.

Quanto aos terminais, além do uso da máscara, é obrigatório o distanciamento social de 1,5 metro entre viajantes e tripulantes. A ocupação das embarcações não poderá ultrapassar 75% de sua capacidade máxima, e 10% dos funcionários que estiverem em contato diário com os passageiros terão que ser testados regularmente. Eventos poderão ocorrer apenas em ambientes abertos, também respeitando o distanciamento. A alimentação deverá ser servida em esquema de buffet.

Os protocolos deverão ser submetidos com antecendência à aprovação da Anvisa e, durante a viagem, a operadora responsável pelo navio terá que preparar informes sobre o estado de saúde das pessoas a bordo.

*Informações do Portal SBT News

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *