Posted By sessaodenoticias Posted On Comment (1)

Brasil x Argentina: jogo válido pelas Eliminatórias da Copa é suspenso pela Anvisa após descumprir normas sanitárias

A Conmebol anunciou a suspensão do duelo entre Brasil e Argentina, que foi paralisado neste domingo (05/09/2021) por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com menos de cinco minutos. A confusão aconteceu porque quatro jogadores da Argentina (Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero), estiveram na Inglaterra e não cumpriram quarentena de 14 dias na chegada ao Brasil, como determina o protocolo do país.

Após mais de 50 minutos de paralisação, o jogo foi suspenso. Agora, de acordo com o comunicado da Conmebol, a Fifa “determinará os próximos passos”. Ainda é incerto se o duelo será realizado em outra data ou se haverá um W.O, dando os três pontos para alguma das seleções. A partida era válida pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Na última sexta-feira, na chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o goleiro Emiliano Martinez e o meia Emiliano Buendia, do Aston Villa, e o meia Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero, do Tottenham, não informaram que estiveram na Inglaterra nos últimos 14 dias. A Anvisa passou a investigar a situação e determinou que o quarteto deixasse o país imediatamente. A recomendação não foi seguida, e os agentes da entidade brasileira invadiram o gramado para interromper a partida.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Conmebol conversaram com o Governo Federal, e o caso parecia resolvido. Tanto que o técnico Lionel Scaloni escalou como titulares três jogadores que passaram pela Inglaterra (Emiliano Martínez, Romero e Lo Celso). No entanto, os agentes da Anvisa foram ao estádio e paralisaram o jogo.

Veja o comunicado da Conmebol

“Por decisão do árbitro do jogo, a partida organizada pela Fifa entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo está suspensa. O árbitro e o comissário de jogo enviarão um relatório ao Comitê Disciplinar da Fifa, que determinará as etapas a serem seguidas. Esses procedimentos obedecem estritamente aos regulamentos atuais. As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões relacionadas à sua organização e desenvolvimento são da competência exclusiva daquela instituição.”

Veja o que diz a portaria nº 655, de 23 de junho de 2021

“§ 7º O viajante que se enquadre no disposto no art. 3º, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.”

Sigam as redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *