Siga nossas redes

Mundo

Emmanuel Macron é reeleito ao cargo de presidente da França

Published

on

O presidente da França, Emmanuel Macron, venceu as eleições deste domingo (24/04/2022). Projeções do Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) apontam que Macron levou 58,2%, mas os números oficiais ainda não foram divulgados. A pesquisa é foi feita no formato conhecido como “boca-de-urna”, quando os eleitores são consultados sobre o voto, imediatamente após a saída do local de votação.

Outras duas pesquisas também apontam a vitória do atual chefe do Executido francês. Projeções do instituto Elabe mostram 57,6% de votos para Macron, contra 42,4% da opositora Marine Le Pen. Já a pesquisa do Ipsos aponta uma diferença de 58,2% para o candidato de Centro e 41,8% para a representante da direita. Se confirmadas as projeções, Emmanuel Macron será o primeiro presidente reeleito desde o conservador Jacques Chirac, que governou o país entre 1995 e 2007.

O segundo turno das eleições foi marcado por uma alta taxa de abstenção. Embora quase 49 milhões de franceses estivessem aptos a votar, 28% se absteve, um aumento de 2,5% em relação ao número registrado em 2017.

Menos de 15 minutos depois da divulgação das projeções, Marine Le Pen se pronunciou. Em discuro aos seus apoiadores, a candidata admitiu a derrota no pleito, e destacou que, apesar de não ter sido eleita, sua chegada ao 2ª turno e os cerca de 40% dos votos conquistados representavam “uma vitória” ao movimento político que integra.

“Não posso deixar de sentir esperança”, disse a candidata, alegando que, no passado, os ideais defendidos por ela e seus correligionários haviam sido “declarados mortos” inúmeras vezes, mas que o resultado dessas eleições indicam que a “paisagem política francesa está sendo recomposta”.

Le Pen ressaltou ainda que esse processo eleitoral só reforçou sua vontade de defender “o que é francês” e prometeu fazer uma dura oposição ao governo Macron. “Mais do que nunca, vou continuar meu trabalho para os franceses. Continuarei meu compromisso com a França e os franceses, com a energia, perseverança e carinho que vocês conhecem”, concluiu a representante da direita.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas