Xi Jinping anuncia seu terceiro mandato durante o 20° Congresso do Partido Comunista Chinês

O presidente da China Xi Jinping foi reeleito para mais um mandato como chefe do Partido Comunista pelos próximos cinco anos. O anúncio foi feito por Xi Jinping neste domingo (23/10/2022), durante o 20° Congresso do partido. Este será seu terceiro mandato desde que assumiu o poder, em 2012.

A nomeação confirmou Xi Jinping como o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-Tung. Quase 2300 delegados do partido se reuniram em Pequim para escolher 200 novos membros do Comitê Central, que funciona como uma espécie de parlamento. E que, por sua vez, elegeu cargos de alto-escalão, entre eles, o secretário-geral do partido.

O partido também nomeou um Comitê Permanente de sete membros, dominado por aliados de Xi Jinping, depois que o primeiro-ministro Li Keqiang, o segundo líder e defensor da reforma de mercado e da iniciativa privada, foi retirado da liderança. Outros três membros também foram retirados do comitê: Li Zhanshu, Wang Yang e Han Zheng. Segundo o governo, o motivo da saída foi o limite de idade, que atualmente é de 68 anos.

A regra que permitia apenas dois mandatos consecutivos foi derrubada, o que permitiu que Xi Jinping conseguisse um terceiro mandato. Na abertura, no último domingo (17/10), Xi Jinping afirmou que a China já controla Hong Kong e não descartou usar a força para fazer o mesmo com Taiwan

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts