senior gay

Ucrânia retoma oito aldeias da mão russa em duas semanas de contraofensiva

A Ucrânia disse nesta segunda-feira (19/06/2023) que expulsou as forças russas de uma oitava aldeia em sua contra-ofensiva de duas semanas, um assentamento em uma parte fortemente fortificada da linha de frente perto da rota mais direta para o Azov do país Costa do mar.

Um funcionário instalado pela Rússia disse no domingo que a Ucrânia assumiu o controle da vila, Piatykhatky, na região sul de Zaporizhzhia. Mais tarde, ele disse que Moscou os expulsou e na manhã de segunda-feira disse que a Ucrânia estava atacando novamente.

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse que as forças ucranianas não apenas retomaram Piatykhatky, mas avançaram até sete quilômetros (4,3 milhas) nas linhas russas em duas semanas, capturando 113 quilômetros quadrados (44 milhas quadradas) de terra.

“Ao longo de duas semanas de operações ofensivas nas direções de Berdiansk e Melitopol, oito assentamentos foram libertados”, disse Maliar ao Telegram, referindo-se a duas cidades no litoral ocupado pela Rússia.

A captura relatada das aldeias reflete ganhos incrementais para a Ucrânia que destacam o desafio de romper as linhas que Moscou passou meses fortalecendo. Piatykhatky é significativo, no entanto, pois fica a cerca de 90 km da costa.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, elogiou os esforços das tropas e disse que continuaria as negociações com os aliados ocidentais para fornecer armas e munições para eles o mais rápido possível.

“Nossas tropas estão avançando, posição por posição, passo a passo, estamos avançando”, disse ele na noite de domingo. “O principal é a velocidade do abastecimento.”

A Rússia, esperando abalar a determinação ocidental, disse ter repelido vários ataques e divulgou um vídeo mostrando o que suas tropas dizem ser equipamento ocidental capturado, neste caso um tanque de fabricação francesa supostamente apreendido na região leste de Donetsk. Não mencionou Piatykhatky.

A Ucrânia reconheceu ataques ao longo de várias partes da linha de frente de 1.000 km em sua contra-ofensiva há muito esperada para retomar os 18% de seu território ocupado pela Rússia, mas controla cuidadosamente as informações por razões de segurança. Analistas dizem que a fase principal da contra-ofensiva ainda não começou.

Ambos os lados parecem ter sofrido pesadas perdas em combates recentes e ambos dizem que o outro lado é maior.

“As ofensivas ’em onda’ do inimigo renderam resultados, apesar das enormes perdas”, disse o oficial russo Vladimir Rogov ao Telegram ao relatar os combates em Piatykhatky.

Um soldado não identificado em um vídeo do Ministério da Defesa ucraniano disse: “Os russos fugiram deixando equipamentos e munições. Glória à Ucrânia!”

*Informações do site Reuters

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts