A Rússia e a Ucrânia assinaram nesta sexta-feira (22/07/2022) acordos com as Nações Unidas e a Turquia para garantir a exportação de grãos e fertilizantes pelo Mar Negro, encerrando um impasse de guerra que tem ameaçado a segurança alimentar em todo o mundo.
Na presença do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que ajudou na mediação, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o ministro da Infraestrutura ucraniano, Oleksandr Kubrakov, assinaram acordos separados com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, em uma cerimônia em Istambul.
O acordo permitirá à Ucrânia exportar 22 milhões de toneladas de grãos e outros produtos agrícolas que estão retidos nos portos do Mar Negro desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, e também permitiria à Rússia exportar seus grãos e fertilizantes.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo, milho e óleo de girassol, mas a invasão russa do país e o bloqueio naval de seus portos interromperam os embarques. Alguns grãos estão sendo transportados pela Europa por via férrea, rodoviária e fluvial, mas os preços de commodities vitais como trigo e cevada dispararam durante os quase cinco meses de guerra.
A iniciativa “trará alívio para os países em desenvolvimento à beira da falência e as pessoas mais vulneráveis ??à beira da fome”, disse Guterres, dirigindo-se aos representantes russos e ucranianos.”Isso ajudará a estabilizar os preços globais dos alimentos que já estavam em níveis recordes mesmo antes da guerra ? um verdadeiro pesadelo para os países em desenvolvimento”, acrescentou.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)