Ucrânia e Rússia assinam acordo com as Nações Unidas e a Turquia para garantir a exportação de grãos e fertilizantes pelo Mar Negro

A Rússia e a Ucrânia assinaram nesta sexta-feira (22/07/2022) acordos com as Nações Unidas e a Turquia para garantir a exportação de grãos e fertilizantes pelo Mar Negro, encerrando um impasse de guerra que tem ameaçado a segurança alimentar em todo o mundo.

Na presença do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que ajudou na mediação, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o ministro da Infraestrutura ucraniano, Oleksandr Kubrakov, assinaram acordos separados com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, em uma cerimônia em Istambul.

O acordo permitirá à Ucrânia exportar 22 milhões de toneladas de grãos e outros produtos agrícolas que estão retidos nos portos do Mar Negro desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, e  também permitiria à Rússia exportar seus grãos e fertilizantes.

A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo, milho e óleo de girassol, mas a invasão russa do país e o bloqueio naval de seus portos interromperam os embarques. Alguns grãos estão sendo transportados pela Europa por via férrea, rodoviária e fluvial, mas os preços de commodities vitais como trigo e cevada dispararam durante os quase cinco meses de guerra.

A iniciativa “trará alívio para os países em desenvolvimento à beira da falência e as pessoas mais vulneráveis ??à beira da fome”, disse Guterres, dirigindo-se aos representantes russos e ucranianos.”Isso ajudará a estabilizar os preços globais dos alimentos que já estavam em níveis recordes mesmo antes da guerra ? um verdadeiro pesadelo para os países em desenvolvimento”, acrescentou.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts