A Ucrânia disse que atingiu alvos navais russos e infraestrutura portuária na madrugada de quarta-feira (13/09/2023) na cidade de Sevastopol, na Crimeia, no que parece ter sido o maior ataque da guerra contra a sede da Frota Russa do Mar Negro.
O ataque à Crimeia, que foi tomada e anexada pela Rússia em 2014, foi confirmado por Moscou. A ação destacou a crescente capacidade de mísseis de Kiev, enquanto a Rússia continua a bombardear a Ucrânia de longe com mísseis de longo alcance e drones.
“Confirmamos que um grande navio de desembarque e um submarino foram atingidos. Não comentamos sobre os meios (usados) para o ataque”, disse à Reuters o oficial da inteligência militar ucraniana Andriy Yusov, sem dar mais detalhes sobre a escala dos danos.
O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado que a Ucrânia atacou um estaleiro no Mar Negro com 10 mísseis de cruzeiro e três lanchas sem tripulação na madrugada de quarta-feira, danificando duas embarcações que estavam passando por reparos.
Afirmou ainda que derrubou sete dos mísseis e que os barcos de ataque foram destruídos por um navio de patrulha russo.
“É realmente o maior ataque a Sevastopol desde o início da guerra”, declarou o capitão reformado da Marinha ucraniana Andriy Ryzhenko à Reuters por telefone.
Não ficou claro que tipo de míssil foi usado por Kiev no ataque a Sevastopol, que fica a cerca de 300 km do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro.
*Informações do Portal Terra
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)