A Rússia e a Ucrânia trocaram acusações nesta terça-feira (04/07/2023) sobre quem estaria planejando um ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, há muito tempo objeto de recriminações e suspeitas mútuas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que contou a seu equivalente francês, Emmanuel Macron, sobre as “provocações perigosas” russas na usina no sudeste da Ucrânia.
As tropas russas tomaram a estação, a maior instalação nuclear da Europa, com seis reatores, nos dias seguintes à invasão da Ucrânia pelo Kremlin, em fevereiro de 2022.
Desde então, cada lado acusa regularmente o outro de bombardear a usina e arriscar um grande acidente nuclear.
Renat Karchaa, um conselheiro do chefe da Rosenergoatom, que opera a rede nuclear da Rússia, disse que a Ucrânia planeja lançar, na usina, munição misturada com lixo nuclear transportado de outra das cinco usinas nucleares do país.
“Sob o manto da escuridão da noite de 5 de julho, os militares ucranianos tentarão atacar a estação de Zaporizhzhia usando equipamentos de precisão de longo alcance e drones de ataque kamikaze”, disse Karchaa à televisão russa, segundo agências de notícias russas. Ele não ofereceu nenhuma evidência em apoio à sua alegação.
Na noite desta terça (04/07) a cidade ucraniana de Energodar, sob ocupação russa desde março/2022 e localizada mesmo ao lado da usina nuclear de Zaporizhzhia, está sendo evacuada. Essa informação foi avançada pelo serviço de inteligência ucraniano, que relatou também que os bloqueios russos de estradas na região foram levantados para acelerar o processo de evacuação da cidade. Essa informação surge após Zelensky acusar a Rússia de plantar explosivos em pelo menos 4 reatores da usina e após Putin acusar a Ucrânia de planejar lançar mísseis contra as instalações. Um ataque contra a usina tem o potencial de causar o maior e mais devastador acidente nuclear da história, algo como o acidente de Cherbonyl, mas multiplicado várias vezes.
*Informações do Portal Terra e do Hoje no Mundo Militar
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)