Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o Brasil está pronto para receber a COP em 2025

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (16/11/2022), que o Brasil está pronto para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) em 2025. Em participação no evento Carta da Amazônia, no Egito, o petista afirmou que irá conversar com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para realizar o evento na Amazônia.

“Na Amazônia tem dois estados para receber qualquer evento internacional: Amazonas e Pará. Então, vocês vão discutir entre vocês quem tem a melhor infraestrutura para receber as milhares de pessoas que irão se dirigir ao estado. Eu acho muito importante que [a COP] seja na Amazônia. Eu acho muito importante que as pessoas que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, disse Lula.

Durante a declaração, o presidente eleito afirmou ainda que criará um ministério voltado aos povos originários do Brasil, para que grupos como indígenas e quilombolas recebam cidadania. Falando sobre medidas para conter o desmatamento e os garimpos ilegais na Amazônia, Lula reforçou que “tudo será conversado” com os governadores e prefeitos, sempre visando preservar a biodiversidade da Amazônia.

“Não temos que medir esforços para convencer as pessoas de que uma árvore em pé, uma árvore viva, serve mais do que uma árvore derrubada”, frisou o petista.

Além da equipe de Lula, participaram do evento os governadores do Amapá, Acre, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia. Juntos, eles entregaram a “Carta pela Amazônia”, reafirmando o compromisso e cooperação em favor das políticas orientadas à conservação e ao desenvolvimento sustentável da região. “A urgência colocada pela emergência climática exige, igualmente, urgência na busca de soluções”, afirmaram.

Ainda nesta quarta-feira (16/11), às 12h15 (horário de Brasília), Lula discursa na conferência da ONU. No dia seguinte, o político deve se encontrar com representantes da sociedade civil brasileira e com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática. Já na sexta-feira (18/11), o presidente eleito embarca para Portugal.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts