A cobertura da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul – a Defesa Civil confirmou 95 mortes e informou que outras 131 pessoas continuam desaparecidas – provocou um ponto de tensão entre SBT, Globo e o Governo Federal.
Enviada a Porto Alegre para cobrir a catástrofe, Márcia Dantas informou na última terça-feira (07/05/2024) no Tá na Hora que flagrou caminhões com doações para as vítimas sendo parados e multados pelas autoridades. “A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estaria barrando caminhões da Defesa Civil, com ajuda humanitária, porque não têm nota fiscal e está um pouco acima do peso”, disse a jornalista.
Em nota, a ANTT desmentiu o SBT. “A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos”, informou.
Márcia Dantas dizendo que não quer que seu trabalho seja utilizado como arma política.
As críticas à matéria vêm predominantemente de pessoas com variadas motivações questionáveis por trás.
Contudo, todas elas reprováveis.
E repito… surfar nesse hype para pirotecnia ideológica… pic.twitter.com/uh7AiJvz70— Luiz Ricardo (@excentricko) May 8, 2024
Na manhã desta quarta (08/05) durante a entrada feita dentro do “Chega Mais”, a Márcia Dantas desabafou referente aos ataques sofridos, e leu a nota do SBT.
🚨AGORA: SBT divulga nota oficial sobre a reportagem exibida no “Tá Na Hora” relativo às multas em caminhoneiros com donativos para o Rio Grande do Sul https://t.co/WdBfehL0yt
— Didigo Santini (@DidigoSantini) May 8, 2024
Coincidentemente ou não, bastou a reportagem gerar repercussão e tensão de acusações de Fake News, que nesta quarta-feira (08/05) a ANTT divulgou uma portaria no qual facilita a passagem de cargas que comprovem estarem sendo enviadas para doações, diminuindo a burocracia.
Confiram o texto da portaria publicado pela jornalista Márcia Dantas:
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)