O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (30/01/2023), o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília. Com pautas econômicas, os líderes irão se reunir por volta das 15h45, seguindo, posteriormente, para um encontro com as delegações empresariais de ambos os países. Depois, um jantar no Itamaraty é esperado.
Entre os temas que devem ser abordados na reunião, a restauração do Fundo Amazônia é o mais aguardado. Espera-se que Scholz anuncie o envio de mais R$ 170 milhões para o programa, que visa combater o desmatamento e promover a conservação do bioma.
Os repasses financeiros ao fundo foram suspensos pelos principais doadores em 2019. Isso porque, na época, os países identificaram o aumento de 85% no desmatamento anual da floresta, o que mostrou um descomprometimento do governo com a agenda ambiental. A mudança de administração do programa também influenciou na decisão.
Além da doação, a reunião entre os líderes deve ser marcada pelo avanço do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. A iniciativa vem sendo discutida há mais de 20 anos, mas, apenas em 2019, o debate se formalizou. A má relação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com os líderes europeus, no entanto, prejudicou o tema.
“É urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia. Nós vamos intensificar as discussões com a União Europeia e firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul. E eu acho que é possível”, disse Lula, na última semana.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)