Início da Copa do Mundo faz crescer intenção de consumo nas famílias

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou a 89,0 pontos em novembro, o maior índice desde abril de 2020. O levantamento, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve uma alta de 1,3%, com ajuste sazonal. Segundo a CNC, a proximidade da Copa do Mundo e da Black Friday, em novembro, além das festas natalinas injetaram ânimo nos consumidores.

A inflação mais moderada nos últimos meses, a contínua geração de vagas de trabalho formal e as maiores transferências de renda na reta final de 2022 também explicam o novo aumento da intenção de consumir das famílias.

De acordo com pesquisa feita pela Confederação, 36% dos brasileiros pretende comprar itens relacionados a Copa do Mundo — 12% a mais do que no Mundial de 2018. Os homens com até 35 anos e com renda de mais de 10 salários mínimos são os que mais pretendem comprar.

Roupas, alimentos e bebidas são os itens preferidos para as compras durante o período: 14,9% buscam roupas temáticas para adultos e crianças e 14,6% planejam consumir alimentos e bebidas em casa.

A Copa deste ano, que acontece em novembro, pega carona no quinto evento mais relevante com relação a altas das vendas no varejo: a Black Friday.

Com a chegada da Black Friday, os consumidores ouvidos pela CNC consideram um bom momento para aquisição de bens duráveis, já que a data se firmou no calendário do varejo com o foco na venda de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pela internet.

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