Um helicóptero do Exército da Guiana com sete pessoas a bordo desapareceu nesta quarta-feira (6), perto da fronteira com a Venezuela. Os países vivem uma escalada da tensão pela disputa do território do Essequibo.
Ainda não é possível afirmar a causa do acidente, que aconteceu em condições meteorológicas adversas, segundo o chefe das Forças Armadas de Guiana, Omar Khan. De acordo com o Departamento de Informação Pública do país, a aeronave transmitiu um sinal de emergência às 11h20 a cerca de 45 quilômetros da fronteira, na área de disputa.
Dois tripulantes e cinco oficiais superiores estavam a bordo para irem até uma inspeção das tropas que guardavam a área de fronteira em disputa com a Venezuela, segundo Khan. Estavam a bordo o capitão Charles, o coronel Michael Shahoud, o brigadeiro aposentado Gary Beaton, o tenente Golonel Sean Welcome, o sargento Jason Khan, o tenente-coronel Andio Michaeal Crawford e o cabo Dwayne Jackson.
Oman Khan disse ainda que a operação de busca e salvamento permanece nesta quinta-feira (7), porém é impactada pelas condições climáticas adversas na região. Empresas privadas também ajudam nas buscas.