O Ministério das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou nesta quinta-feira (11/05/2023) o nome do vice-chanceler da Ucrânia, Andrij Melnyk, como embaixador do país no Brasil. Em nota, o Itamaraty disse que o governo federal estava “satisfeito” em comunicar a designação.
“O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Andrij Melnyk como embaixador extraordinário e plenipotenciário da Ucrânia no Brasil”, informa o Itamaraty em nota.
O anúncio se dá depois do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, o ex-chanceler Celso Amorim, se reunir com presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, capital ucraniana, na quarta-feira (10/05).
Em entrevista à Folha de S.Paulo na quarta-feira (10/05), Amorim disse que visita foi “muito tranquila” e que “o diálogo foi positivo, de criação de confiança, visando a explicar nossos objetivos para a paz”.
Nesta quinta-feira (11/05/2023), Zelensky disse ter informado a Amorim que o “único plano” capaz de parar a guerra contra a Rússia é a “fórmula ucraniana”. O presidente ucraniano disse querer continuar o diálogo com o governo brasileiro e afirmou ter discutido a possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina.
“Me reuni com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência do Brasil, Celso Amorim. Enfatizei [a Celso Amorim] que o único plano capaz de deter a agressão russa na Ucrânia é a Fórmula Ucraniana para a Paz. Nós discutimos a possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina. Eu espero continuar a dialogar com o presidente Lula e recebê-lo na Ucrânia”, publicou Zelensky no Twitter.
*Informações do site Poder360
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)