O governo federal afirmou, nesta sexta-feira (10/11/2023), que não é possível estimar quando os 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza poderão deixar o local pela fronteira com o Egito. Com autorização na lista de liberações para esta sexta-feira, o grupo foi até o local no início da manhã e, após horas de espera, não conseguiu passar porque o ponto de controle não foi aberto.
“A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando porque é uma região conflagrada e há um entendimento entre as partes que primeiro passam ambulâncias com feridos”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O chefe do Itamaraty pontuou que a lista do Brasil não é das maiores e que a passagem é complexa porque Rafah fica aberta por apenas algumas horas por dia.
Vieira afirma que já fez quatro contatos com os ministros das Relações Exteriores de Israel e do Egito e que manteve contatos com autoridades do Catar e da Arábia Saudita. A ordem é seguir com a comunicação até que a situação seja resolvida. “Nosso planejamento é o constante contato com autoridades”, afirmou.
Segundo o governo brasileiro, nenhum estrangeiro cruzou a fronteira nos últimos três dias. A lista de nomes enviada pelo governo já está com as autoridades competentes há quase três semanas, segundo o Itamaraty.
Uma aeronave brasileira vai seguir à disposição até que o resgate seja possível. Se os brasileiros tivessem conseguido concluir a travessia hoje para o lado egípcio, eles chegariam em Brasília no domingo (12/11).
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)